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sábado, 28 de janeiro de 2012

Como seu trabalho é avaliado pela Graduando?


1- Envio de trabalho para revista

A comissão editorial divulga o período para envio, por e-mail, de trabalhos para a revista, segundo as normas encontradas no blog e no site da Graduando.

2- Verificação das normas para envio pela Comissão Editorial

A comissão editorial verifica se artigos e resenhas enviados para a revista estão normatizados de acordo com o edital. A presença excessiva de elementos em desacordo com a norma ou de um elemento não corrigível (por exemplo, número de autores) pode eliminar o trabalho da edição. Somente a comissão editorial é responsável pela eliminação de um artigo nesta etapa.

3- Avisos das correções aos articulistas

Os (as) articulistas e resenhistas que tiverem seus artigos e resenhas fora das normas pedidas pela revista serão comunicados pela comissão editorial do motivo de terem ou não seus trabalhos fora do processo avaliativo (exemplos: número excessivo ou insuficiente de páginas; falta de resumo em língua estrangeira; formatação inadequada; numero excessivo de palavras no resumo; falta de palavras-chaves etc.). Os (as) articulistas e resenhistas com os trabalhos de acordo com as normas também serão comunicados via e-mail, confirmando que seus artigos e resenhas serão avaliados agora por professores do conselho editorial.

4- Primeira avaliação do Conselho Editorial

A comissão editorial envia todos os artigos e resenhas aprovados aos conselheiros, juntamente com o guia de avaliação de artigos e resenhas, com alguns critérios para facilitar a avaliação do trabalho, e também o cronograma da edição. Todos os dados que identificam autores (as) dos
trabalhos são retirados para que os (as) conselheiros (as) não tenham seus pareceres influenciados por saberem quem são os (as) articulistas, resenhistas e prováveis orientadores (as).

5- Retorno dos trabalhos com 1º parecer dos conselheiros

O professor conselheiro emite um primeiro parecer quanto ao trabalho avaliado, deixando claramente a condição de:
a) Aprovado: neste caso o trabalho vai direto para a revisão;
b) Não aprovado: neste caso o (a) articulista ou resenhista é comunicado (a) e recebe o parecer emitido pelo (a) conselheiro (a);
c) Aprovado, mas com correções a fazer: neste caso, o (a) articulista ou resenhista tem um tempo para fazer as correções solicitadas pelo (a) conselheiro (a), que recebe depois de algum
tempo o trabalho corrigido e verifica se as correções que foram feitas são suficientes para a aprovação.

6- Reenvio dos trabalhos corrigidos pelos autores

Os (as) articulistas e resenhistas que tiveram seus trabalhos aprovados, mas com correções a fazer, fazem-nas e reenviam, via e-mail, os trabalhos para a revista Graduando.

7- Segunda avaliação do conselheiro

Envio aos conselheiros dos trabalhos reenviados pelos (as) articulistas e resenhistas para emissão do segundo parecer, definitivo, com aprovação ou reprovação dos trabalhos.

8- Aviso aos articulistas e resenhistas do parecer final - aprovação ou reprovação

Comunicação, via e-mail, da comissão editorial para os (as) articulistas e resenhistas com o resultado final. Caso o trabalho seja aprovado, informa-se que o mesmo passará à etapa de revisão.

9- Encaminhamento dos trabalhos (corpo do texto e resumos) aos revisores de língua

Aos aprovados, encaminhamento aos revisores de língua para adequações visando à publicação no periódico – resumos em língua estrangeira, sintaxe, semântica, morfologia etc. -, em suma, tudo o que tiver que ser feito para deixar o artigo ou resenha pronto para ser publicado.

10- Reenvio dos trabalho revisados para os articulistas

Os artigos e resenhas, agora revisados, são reenviados para os autores (em caso necessidade de modificações ou aprovação de mudanças significativas – segundo a comissão editorial no texto) ou vão direto para editoração. Os articulistas notificam a revista aprovando ou não das modificações realizadas pelos revisores. Também acontece nesta fase a confirmação dos dados pessoais dos autores (nome, e-mail, graduação etc.).

Os artigos e resenhas que passam por todas essas fases são publicados na revista. Os autores dos trabalhos são avisados sobre a publicação, a data de lançamento, a cerimônia de lançamento etc. Então, a comissão editorial lança edital para a próxima edição, abrindo, assim, novo período para envio de trabalhos.

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