ENCONTRE NO BLOG...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A(s) passagem(ns) em sala(s) e a aquisição do ISSN

Hoje postamos um texto relacionando a aquisição da identificação da revista como identificação do próprio curso com ela e um trecho de filme.

Por Danilo Cerqueira*


Últimos dias de setembro, 2010. As passagens de sala que fizemos em alguns semestres do curso de Letras para, dentre outras coisas, arrecadar dinheiro para adquirir o ISSN, fizeram pensar sobre como e porque pusemos essa ideia em prática. Por que pedir dinheiro para pagar a identificação dada ao nosso periódico? Identificação... Talvez essa palavra possa ser explorada em diversos contextos e argumentações.
Segundo o Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia (IBICT) o ISSN é “o identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo”. Essa é a definição clássica do Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (detalhe: a sigla representa um nome em inglês, International Standard Serial Number). Analogamente, podemos dizer que este número, com status de documento, é a “carteira de identidade” de um periódico. No caso da Graduando, em função de termos apenas produções textuais acadêmicas dos estudantes de Letras da UEFS, poderíamos ainda afirmar: ele torna identificável internacionalmente o nosso curso. Assim, ele valora o ― nosso ― periódico enquanto produção acadêmica feirense (institucionalmente, claro, porque os autores, coautores, orientadores, comissários, conselheiros e colaboradores são de diversos lugares, nascidos fora da Bahia e até do Brasil). No entanto, ainda temos outra ideia de valor: a monetária. Esta, por incrível que pareça, não está tão distante da primeira.
A ajuda dos estudantes foi mais do que suficiente. Arrecadamos o dinheiro necessário, mesmo sem passar em todas as turmas do curso ― não foi por isso que as passagens pararam naquele semestre. A visita (termo mais apropriado do que passagem) aos nossos colegas foi motivada pela ideia de que o sentimento de participação do curso em relação à revista seria maior se houvesse uma doação ― ínfima, para alguns ― em dinheiro. Se metade do curso (mais de 350 estudantes), por exemplo, contribuísse com R$ 0,25, conseguiríamos pagar as taxas referentes às aquisições do ISSN (das edições virtual e impressa) sem dificuldades. Menos da metade do curso foi consultada sobre a doação, professores e futuros professores ajudaram... E nós conseguimos a quantia necessária! Essa forma de adesão dos nossos colegas à revista, após alguns meses de apresentada à comunidade acadêmica da UEFS (abril de 2010), ajudou a colocar a identificação já no primeiro número impresso, lançado no dia 2 de dezembro do mesmo ano. 25 centavos... Graduando... Uma palavra, algumas moedas, identificação. A passagem/visita para motivar a existência de uma revista (ou texto) que tem tantos valores quanto pessoas que o podem ver e ler pode ir além da própria fala ou escrita.
Uma cena do filme Antes do amanhecer (1995) retrata, dentre os muitos acasos de um jovem casal que acaba de se conhecer, o ínfimo pagamento deles a um poeta, para que este escreva um poema com a palavra “Milkshake”. Pelo perfil do artista, o destino das moedas seria pagar o prazer instantâneo de uma bebida ou fumo (bem diferente do nosso International Standard Serial Number, “único e definitivo”)... Francamente, o tal poema não vale nem a atenção do casal, quanto mais o dinheiro (!)... As impressões têm a consequência de enganar.
De acordo com a LEI n° 10.994 (14/12/2004), um exemplar de todas as publicações brasileiras deverá ser encaminhado à Fundação Biblioteca Nacional, com o objetivo principal de assegurar a coleta, a guarda e a difusão da produção intelectual brasileira, visando à preservação e formação da Coleção Memória Nacional. Pagar por um escrito que representa esses momentos, algo para o “encontro” entre duas pessoas ― ou mais de 700 ― é, talvez, a esperança de que ideias comuns ou sentimentos iguais (ou que se quer semelhantes) se identifiquem em torno de uma palavra que une o conhecimento e a ação, a produção de saber que, se em um caso emociona, em outro pode co-mover. Voltaremos ao nosso lugar, para escrever mais, para co-laborar mais.



Encarte de Antes do Amanhecer (1995. Dir. Richard Linklater)

* Danilo Cerqueira é licenciado em Letras Vernáculas e cursa o mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, ambos na Uefs, e integra o conselho editorial da Graduando.

2 comentários:

  1. Prezados colegas,

    A Revista Diálogo das Letras está com chamada aberta para n. 02, do vol. 01, sobre “Questões de ensino de texto” (até 30.09.2012) e por isso vimos pedir o apoio de todos vocês na divulgação, junto a alunos de graduação e de pós-graduação, assim como aos professores da educação básica, superior e pesquisadores da área. Diálogo das Letras também já está com Edição n. 01, volume 01, disponível em sua página para acesso dos leitores.

    CHAMADA DO VOLUME 01, N. 02, 2012:

    A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), criada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculada ao Mestrado em Letras dessa instituição, na linha de pesquisa Texto, ensino e construção de sentidos, tem a satisfação de convidar os colegas a submeterem trabalhos para o nosso vol. 01, n. 02, 2012, dedicado à temática “Questões de ensino de texto”, sob a responsabilidade do prof. Wellington Vieira Mendes.

    Com esta temática, Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos que, ancorados em quaisquer das correntes do pensamento linguístico, com ênfase para as teorias do texto e do discurso, discutam questões sobre o ensino de textos, enfocando propostas de trabalho com o texto verbal e/ou o texto não verbal nas práticas de interpretação, de análise linguística e de produção textual.

    Com previsão de publicação em dezembro de 2012, os trabalhos para publicação no vol. 01, n. 02, 2012 podem ser enviados até 30 de setembro de 2012. Lembramos que o envio deve ser feito pelo e-mail dialogodasletras@gmail.com. Lembramos, ainda, que as normas para publicação estão disponíveis na página da revista, no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, a partir do endereço que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/index, onde o leitor poderá encontrar também todo o conteúdo do número atual.

    EDIÇÃO ATUAL DA REVISTA “DIÁLOGO DAS LETRAS”

    A Comissão Editorial da Revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795) também tem a satisfação de comunicar a publicação do vol. 01, n. 01, 2012. Com a temática “Questões de produção e análise de textos”, este primeiro número traz 20 textos de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do Brasil. São publicados 14 textos na seção Artigos de alunos de pós-graduação e pesquisadores, 05 na seção Artigos de alunos de graduação e 01 na seção de Resenhas.

    Cordialmente,

    Comissão Editorial

    ResponderExcluir
  2. Prezados colegas,

    A Comissão editorial da revista Diálogo das Letras (ISSN 2316-1795), publicação semestral do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto, do Departamento de Letras, do Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia”, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculada ao Mestrado em Letras dessa instituição, informa que já se encontram abertas chamadas para os dois números referentes ao volume 02/2013.
    Diálogo das Letras também já está com a edição n. 02, volume 01, publicada em dezembro de 2012, disponível em sua página para acesso dos leitores.
    Convidamos alunos de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e superior e pesquisadores da área a conhecerem o conteúdo da revista Diálogo das Letras e a divulgarem, em suas instituições, as chamadas desse periódico, bem como a submeterem textos (artigos científicos e resenhas), para os próximos números.

    CHAMADAS PARA OS DOIS NÚMEROS DO VOMUME 02/2013

    Vol. 02. n. 01 – jan./jun. 2013
    Prazo para submissão: 30 de abril de 2013.
    Previsão de publicação: 31 de julho de 2013.
    Temática: ESTUDOS EM ARGUMENTAÇÃO NA LÍNGUA E NO DISCURSO
    Ementa: Com a temática Estudos em Argumentação na Língua e no Discurso, a revista Diálogo das Letras pretende reunir trabalhos teóricos e/ou empíricos que, ancorados em quaisquer das correntes teóricas das ciências da linguagem (Nova Retórica, Teorias da Argumentação na Língua, Semântica Argumentativa, entre outras), explorem questões sobre a argumentatividade da linguagem ou que abordem propostas de trabalho com o texto argumentativo verbal, visual ou verbo-visual.
    Organizadores: Prof. Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
    Prof. Gilton Sampaio de Souza

    Vol. 02. n. 02 – jul./dez. 2013
    Prazo para submissão: 30 de setembro de 2013.
    Previsão de publicação: 20 de dezembro de 2013.
    Temática: ABORDAGENS SOBRE O TEXTO LITERÁRIO NO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS
    Ementa: Com a temática Abordagens sobre o texto literário no ensino de línguas e literaturas, a revista Diálogo das Letras objetiva acolher trabalhos que deem conta de traçar um panorama e apontar perspectivas de abordagens do texto literário no ensino de línguas e literaturas. Privilegiam-se ainda, neste número, estudos de teorias do texto literário, em diferentes abordagens tais como Sociologia da Leitura, Psicolinguística, Estética da Recepção, Interacionismo sociodiscursivo, Teoria do Efeito, que compreendam, entre outras, as dimensões estética, linguística, ideológica, histórica, filosófica e pedagógica do texto literário, bem como a contribuição deste para a constituição do leitor.
    Organizadoras: Profa. Maria Edileuza da Costa
    Profa. Maria Lúcia Pessoa Sampaio

    Lembramos que o envio continua sendo feito exclusivamente pelo e-mail: dialogodasletras@gmail.com. Lembramos, ainda, que as normas para publicação estão disponíveis na página da revista, no portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, a partir do endereço que se segue: http://periodicos.uern.br/index.php/dialogodasletras/about/submissions#authorGuidelines.

    Mais Diálogo das Letras:
    Além do endereço que se encontra no portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) das Edições UERN, Diálogo das Letras conta agora com um espaço no blog do GPET (http://gpetuern.blogspot.com.br/p/revista-dialogo-das-letras.html) e com uma página no facebook (http://www.facebook.com/groups/dialogodasletras/). Visitem-nos! Sigam-nos!

    Cordialmente,
    Comissão Editorial da revista Diálogo das Letras

    ResponderExcluir

As mais visitadas postagens da Graduando

Graduandantes