terça-feira, 7 de setembro de 2010

Apresentação

APRESENTAÇÃO ELABORADA PARA O BLOG


Entre o ser e o saber, as Letras não existem sem a atividade de leitura.

Pensar em leitura num Curso de Letras é pressupor que há uma produção de textos que reflete o reconhecimento dos professores e estudantes que ajudam a fazer desse curso o que ele realmente é.

O curso de graduação em Letras da UEFS, o maior contingente de estudantes em torno de uma área de conhecimento no(s) campus(campi), necessita de atividades que apresentem para comunidade universitária a existência, para a sociedade, de relevantes reflexões acadêmicas entre os graduandos em Língua Vernácula, Espanhola, Inglesa e Francesa.

Estudantes dos cursos de Letras dessa instituição organizaram-se em torno da proposta de uma revista, almejada pela necessidade em divulgar os trabalhos acadêmicos de graduandos em Letras.

Os mais de 700 estudantes matriculados nas graduações em Letras merecem um espaço para contribuir com o conhecimento socialmente instituído na universidade e, por consequência e extensão, com o complexo corpo social no qual o curso está dialogicamente localizado. A Graduando está locada no MT 25b, juntamente com o Núcleo de Estudos Portugueses - NEP.



APRESENTAÇÃO DO PRIMEIRO NÚMERO DA GRADUANDO


As Letras não existem sem a atividade de leitura. Pensar em leitura nos cursos de Letras da UEFS é pressupor que há estudantes cientes do próprio espaço numa universidade erigida de forma ética e dialética sobre os pilares do ensino, pesquisa e extensão. Nessa perspectiva, a produção de textos funda e reafirma constantemente o reconhecimento aos partícipes no labor de proporcionar à determinada área do conhecimento uma identidade universitária. Deve-se estar cônscio das articulações necessárias por objetivos em vista de emergências críticas sobre o próprio exercício acadêmico.

Os cursos da graduação em Letras da UEFS integram o maior contingente de estudantes em torno de uma grande área do saber no(s) campus (campi). Essa evidente realidade representa o potencial contributivo — e reconhecido — do estudioso das letras para a sociedade. A existência de reflexões acadêmicas entre os graduandos em Língua Vernácula, Espanhola, Inglesa e Francesa não só os insere no universo acadêmico como também os torna sujeitos de seu tempo, agentes interdependentes, seres aos quais o saber se oferece pela atitude de busca. Apresentar o potencial cognitivo-científico-artístico do graduando letrólogo em nossa universidade, motivação que acontece ao sabor de leituras de livros, pessoas e mundos, é uma construção representativa de uma descoberta fascinante, imanente ao homem — a própria capacidade de criar neste universo contemporâneo que lhe cabe a existência.

Estudantes se propuseram à criação de uma revista para divulgar trabalhos acadêmicos (na presente edição constam artigos) dos graduandos em Letras da UEFS. A palavra que emblema o nome do periódico nomeia e conglomera as intenções, docente e discente, de trânsito simultâneo — porque indissociável — entre o estudo e a reflexão, entre o substantivo e o verbo; busca mediar a relação sujeito - objeto, dito e não-dito, atual e porvir. Entre o ser e o saber, discentes, docentes, instâncias, representações e colaboradores integram a Revista Acadêmica da Graduação em Letras da Universidade Estadual de Feira de Santana, a Graduando.

A produção acadêmica de qualidade no curso de Letras da UEFS é verossímil. Devido a elogiosos comentários sobre as atividades realizadas numa disciplina do curso, Literatura Brasileira IV, a professora Elvya Pereira levantou a necessidade de publicação dos trabalhos elaborados na graduação. Diante desse relato, um grupo de estudantes percebeu que era necessário um veículo próprio, no curso de Letras, que representasse o que acontece e, não raro, sempre aconteceu nas salas de aula e nos projetos de Extensão e de Iniciação Científica das licenciaturas em Letras. Como já frisamos em outros documentos, os cognomes Linguística, Literatura, Artes e Educação formam as áreas, diversas e autônomas, que integram o corpo de conhecimentos contemplados nos cursos da graduação em Letras da instituição feirense. Assim começou a GRADUANDO, exercitando a máxima de Aristóteles ao afirmar que tudo nasce antes no mundo das ideias e depois se realiza no plano concreto.

Embora pouco difundida e valorizada, a produção acadêmica entre graduandos das licenciaturas em Letras da UEFS têm grande valor expansivo. Ações mais contundentes no fomento e fortalecimento da produção acadêmica na graduação de qualquer curso são (e serão) sequenciadas por elevado nível de produção de conhecimento, relevante ao ensino superior, pois comprovam maior ciência no universo de saberes almejados pelo homem.

Os mais de 700 estudantes matriculados nas graduações em Letras merecem um espaço para contribuir com o conhecimento socialmente instituído na universidade e, por consequência, extensão e integração, com a complexa estrutura da sociedade na qual o curso está dialogicamente localizado.


Comissão Editorial

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