1- Envio de trabalho para revista
A comissão editorial divulga o período para envio,
por e-mail, de trabalhos para a revista, segundo as normas encontradas no blog
e no site da Graduando.
2- Verificação das normas para envio pela Comissão Editorial
A comissão editorial verifica se artigos e resenhas
enviados para a revista estão normatizados de acordo com o edital. A presença
excessiva de elementos em desacordo com a norma ou de um elemento não
corrigível (por exemplo, número de autores) pode eliminar o trabalho da edição.
Somente a comissão editorial é responsável pela eliminação de um artigo nesta
etapa.
3- Avisos das correções aos articulistas
Os (as) articulistas e resenhistas que tiverem seus artigos e resenhas
fora das normas pedidas pela revista serão comunicados pela comissão editorial
do motivo de terem ou não seus trabalhos fora do processo avaliativo (exemplos:
número excessivo ou insuficiente de páginas; falta de resumo em língua
estrangeira; formatação inadequada; numero excessivo de palavras no resumo;
falta de palavras-chaves etc.). Os (as) articulistas e resenhistas com os
trabalhos de acordo com as normas também serão comunicados via e-mail,
confirmando que seus artigos e resenhas serão avaliados agora por professores
do conselho editorial.
4- Primeira avaliação do Conselho Editorial
A comissão editorial envia todos os artigos e
resenhas aprovados aos conselheiros, juntamente com o guia de avaliação de
artigos e resenhas, com alguns critérios para facilitar a avaliação do
trabalho, e também o cronograma da edição. Todos os dados que identificam
autores (as) dos
trabalhos são retirados para que os (as)
conselheiros (as) não tenham seus pareceres influenciados por saberem quem são
os (as) articulistas, resenhistas e prováveis orientadores (as).
5- Retorno dos trabalhos com 1º parecer dos conselheiros
O professor conselheiro emite um primeiro parecer
quanto ao trabalho avaliado, deixando claramente a condição de:
a) Aprovado: neste caso o trabalho vai direto para
a revisão;
b) Não aprovado: neste caso o (a) articulista ou
resenhista é comunicado (a) e recebe o parecer emitido pelo (a) conselheiro
(a);
c) Aprovado, mas com correções a fazer: neste caso,
o (a) articulista ou resenhista tem um tempo para fazer as correções
solicitadas pelo (a) conselheiro (a), que recebe depois de algum
tempo o trabalho corrigido e verifica se as
correções que foram feitas são suficientes para a aprovação.
6- Reenvio dos trabalhos corrigidos pelos autores
Os (as) articulistas e resenhistas que tiveram seus
trabalhos aprovados, mas com correções a fazer, fazem-nas e reenviam, via
e-mail, os trabalhos para a revista Graduando.
7- Segunda avaliação do conselheiro
Envio aos conselheiros dos trabalhos reenviados pelos
(as) articulistas e resenhistas para emissão do segundo parecer, definitivo,
com aprovação ou reprovação dos trabalhos.
8- Aviso aos articulistas e resenhistas do parecer final - aprovação ou reprovação
Comunicação, via e-mail, da comissão editorial para
os (as) articulistas e resenhistas com o resultado final. Caso o trabalho seja
aprovado, informa-se que o mesmo passará à etapa de revisão.
9- Encaminhamento dos trabalhos (corpo do texto e resumos) aos revisores de língua
Aos aprovados, encaminhamento aos revisores de língua para adequações
visando à publicação no periódico – resumos em língua estrangeira, sintaxe,
semântica, morfologia etc. -, em suma, tudo o que tiver que ser feito para
deixar o artigo ou resenha pronto para ser publicado.
10- Reenvio dos trabalho revisados para os articulistas
Os artigos e resenhas, agora revisados, são
reenviados para os autores (em caso necessidade de modificações ou aprovação de
mudanças significativas – segundo a comissão editorial no texto) ou vão direto
para editoração. Os articulistas notificam a revista aprovando ou não das
modificações realizadas pelos revisores. Também acontece nesta fase a
confirmação dos dados pessoais dos autores (nome, e-mail, graduação etc.).
Os artigos e resenhas que passam por todas essas
fases são publicados na revista. Os autores dos trabalhos são avisados sobre a
publicação, a data de lançamento, a cerimônia de lançamento etc. Então, a
comissão editorial lança edital para a próxima edição, abrindo, assim, novo
período para envio de trabalhos.
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