NORMAS PARA ENVIO DE ARTIGOS E RESENHAS
Artigos e resenhas, elaborados por graduandos(as) em Letras do Brasil – autores(as) e coautores(as) –, deverão ser encaminhados para avaliação por e-mail, entre 20/11/2021 e 20/02/2022 06/03/2022, para o endereço revistagraduando@gmail.com. Somente serão aceitos trabalhos nas áreas de Linguística, Literatura, Artes e Educação, em formato eletrônico e inéditos, ou seja, não publicados no gênero de texto solicitado em quaisquer outras publicações. As línguas nas quais eles poderão ser escritos serão todas as existentes na grade curricular do Curso de Graduação em Letras da UEFS (Português, Inglês, Francês e Espanhol).
ORIENTAÇÕES GERAIS
Os trabalhos enviados à revista Graduando: entre o ser e o saber, digitados em formato DOC ou DOCX, deverão conter a seguinte formatação:
1 Fonte Times New Roman;
2 Tamanho 12 (título, subtítulo (se houver), tópico e corpo do texto); Palavras estrangeiras e títulos de obras devem ser escritos em itálico (itálico); partes de obra (artigos, capítulos, poemas e similares) devem ser escritos entre aspas, sem itálico;
3 Espaçamento entre linhas de 1,5; margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm;
4 Citações com até 3 linhas devem aparecer referenciadas no corpo do texto e conter aspas;
5 Citações com mais de 3 linhas deverão ser escritas sem aspas e ter recuo de 4 cm da margem esquerda, além de não apresentar recuo na margem direita e ter espaçamento simples;
5.1 O tamanho da fonte da citação deve ser menor que o corpo do texto (tamanho 10 ou 11) e o espaçamento entre as linhas deve ser simples;
6 O número de páginas com anexos não deve passar de 2 (dois);
7 Deverá ser enviado, além do(s) trabalho(s), comprovante de matrícula de autor(es)(as) referente ao ano de 2021 ou 2022.
ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
RESENHA CRÍTICA
Serão aceitas resenhas críticas com mínimo de 4 e máximo de 7 páginas, incluindo referências e excluindo anexos. A estrutura deve conter, obrigatoriamente, a seguinte sequência:
1 Título e/ou subtítulo;
2 Nome completo dos(as) autores(as), antecedidos pela palavra “Por”, e breve currículo;
3 Apresentação e avaliação inicial do objeto da resenha;
4 Descrição e avaliação de partes do objeto da resenha;
5 Recomendação/consideração final sobre o objeto da resenha;
6 Referências (registrar apenas as citadas no corpo do trabalho).
Após o nome do(a) autor(a) na forma direta, no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter, em linhas separadas: nome da instituição, curso (ou departamento, no caso do(a) orientador(a)) e e-mail. Os dados autorais são obrigatórios para autores(as) (obrigatório) e orientadores(as) (opcional). O número de pessoas responsáveis pela feitura da resenha (autor(a), coautor(a) e/ou orientador(a)) não deve passar de 3 (três). Informações adicionais devem ser escritas em nota de rodapé. Modelos disponíveis em PDF, JPEG e DOCX.
ARTIGO
Serão aceitos artigos com mínimo de 7 e máximo de 10 páginas, incluindo referências e excluindo anexos. A estrutura deve conter, obrigatoriamente, a seguinte sequência:
1 Título e/ou subtítulo;
2 Nome completo dos(as) autores(as) e breve currículo;
3 Resumo (língua do trabalho);
4 Palavras-chave (língua do trabalho);
5 Resumo (língua estrangeira);
6 Palavras-chave (língua estrangeira);
7 Introdução;
8 Corpo do artigo;
9 Conclusão/considerações finais;
10 Referências (registrar apenas as citadas no corpo do trabalho);
11 Anexos (se houver).
Após o nome dos(as) autores(as), no parágrafo seguinte, o breve currículo deve conter, em linhas separadas: nome da instituição completo com sigla entre parênteses, curso (ou departamento, no caso do orientador(a)) e e-mail. Os dados autorais são obrigatórios para autores(as), coautores(as) (opcional) e orientadores(as) (opcional). O número de pessoas responsáveis pela feitura do artigo (autores(as), coautores(as) e orientadores(as)) não deve passar de 4 (quatro). Informações adicionais devem ser escritas em nota de rodapé. O resumo na língua do texto deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não devendo ultrapassar 150 palavras nem conter citações. Além disso, deverá apresentar o resumo principal, escrito na língua do artigo, e o resumo secundário em um idioma da própria escolha (Português, Espanhol, Francês e inglês). No caso de o artigo ser escrito em língua estrangeira, o(a) articulista fica orientado(a) a escrever o resumo secundário em Língua Portuguesa. Palavras-chave como elemento obrigatório, figurando logo abaixo de cada resumo (na língua do artigo e estrangeira), cujo número de palavras não deve exceder a 5 e não ser inferior a 3. Modelos disponíveis em PDF, JPEG e DOCX.
ORIENTAÇÕES FINAIS
1 A comunicação por e-mail deve ser realizada apenas entre autor(a) que enviou o trabalho por e-mail e a revista. Entretanto, a cada comunicação da revista com autores(as), o e-mail será enviado com cópia para os demais responsáveis pelo trabalho (coautores(as) e/ou orientadores(as));
2 Pareceristas e revisores(as) poderão fazer alterações nos trabalhos, no sentido de melhorar sua textualidade, sem alteração de sentido e autoria, aproximando-os das características textuais de uma publicação acadêmica;
3 Não é vetado o envio de trabalhos cujos autores(as) e/ou coautores(as) sejam membros efetivos do conselho editorial deste periódico, exceção feita a membros que não sejam graduandos(as) em Letras;
4 O envio do trabalho implica a aceitação de todas as normas descritas neste documento e a concessão dos direitos de publicação sobre o texto, exceto a autoria, nos termos destas normas, à revista Graduando: entre o ser e o saber;
5 Os(as) responsáveis pelo trabalho receberão, por e-mail, uma declaração da publicação do trabalho, depois de sua aprovação e publicação no site do periódico;
6 Os casos omissos serão resolvidos pelo conselho editorial.
Conselho Editorial
PRINCIPAIS MUDANÇAS EM RELAÇÃO À NORMA DE 2002
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